Controle e
Automação Industrial
Automação Industrial
Controle e
Automação Industrial
Automação industrial é definida como a utilização de máquinas eletromecânicas, softwares e equipamentos específicos para automatizar processos industriais. Possui como objetivo aumentar a eficiência dos processos, maximizar a produção com o menor consumo de energia , menor emissão de resíduos e melhores condições de segurança, seja material, humana ou de informações.
Entre os dispositivos eletroeletrônicos que podem ser aplicados estão os computadores ou outros dispositivos capazes de efetuar operações lógicas, como controladores lógicos programáveis (CLPs) e microcontroladores, SDCDs ou CNCs. Estes equipamentos em alguns casos, substituem tarefas humanas ou realizam outras que o ser humano não consegue realizar. Entre os dispositivos mecânicos, destacam-se motores, atuadores hidráulicos, pneumáticos, além de partes móveis e componentes estruturais.
Definições
Processos: O dicionário Merriam-Webster define um processo como uma operação natural de progresso continuo ou um desenvolvimento caracterizado por uma série de modificações graduais que se sucedem umas às outras de modo relativamente estável, avançando em direção a dado resultado ou objetivo, ou uma operação continua progressiva, artificial ou voluntária, que consiste em uma série de ações ou movimentos controlados, sistematicamente destinados a atingir determinados fins ou resultados.*
Sistemas: Um sistema é a combinação de componentes que agem em conjunto para atingir determinado objetivo.*
* Ogata, KatsuhikoEngenharia de controle moderno / Katsuhiko Ogata ; tradutora HeloísaCoimbra de Souza ; revisor técnico Eduardo Aoun Tannuri. - 5. ed.- São Paulo : Pearson Prentice Hall, 2010.